sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Designers do CITEX desenham as fardas do Pavilhão de Portugal em Xangai

No âmbito do protocolo estabelecido entre a Participação Portuguesa e o CITEX, os formandos de Design de Moda apresentaram projectos criativos para as fardas oficiais dos assistentes do Pavilhão de Portugal na Expo 2010 Shanghai. A vencedora deste desafio foi a aluna Ana Faria.

As propostas apresentadas pelos finalistas do curso de Design de Moda tiveram como critérios fundamentais de avaliação a adequação dos modelos às tendências de moda e de mercado, bem como os requisitos funcionais definidos para as fardas.

Ao promover internacionalmente a capacidade criativa de Portugal neste sector de actividade, a iniciativa conjunta da Participação Portuguesa e do CITEX integra também os jovens talentos, envolvendo assim a sociedade civil num acontecimento que projecta a imagem do País a nível mundial.

Simultaneamente, a Participação Portuguesa contribui para o enriquecimento do portfólio destes alunos e oferece ao vencedor a oportunidade de observar de perto o resultado do seu trabalho, premiando a Ana Faria com uma viagem, de uma semana, a Xangai, durante o período da Exposição.

A Expo 2010 Shanghai, ocupará uma área de 528 hectares ao longo das duas margens do rio Huangpu e decorre de 1 de Maio a 31 de Outubro de 2010, com o tema "Better City, Better Life", ”Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida”. No evento são esperados 70 milhões de visitantes.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

CITEX lança Especialização Tecnológica em Design Têxtil

O CITEX lança em 2010 oferta formativa de nível IV, na área do Design Têxtil: “Criação de Tecidos” e “Criação de Estampados”.
(projecto Inês Santos)

Mais uma vez, o CITEX assume-se como Instituição pioneira e de referência para o sector Têxtil, Vestuário e Indústria da Moda, ao lançar as saídas profissionais de Técnico/ a Especialista de Design Têxtil para Tecelagem e Design Têxtil para Estamparia.

Estas são áreas criativas essenciais para responder à ITV nacional no novo paradigma competitivo do mercado global.

O Técnico/a Especialista em Design Têxtil para Tecelagem é o profissional capaz de criar produtos e colecções de tecidos de acordo com as tendências de moda e mercado, viabilidade produtiva e comercial.

O Técnico/a Especialista em Design Têxtil para Estamparia é o profissional responsável pela criação de produtos e colecções de estampados considerando tendências de moda e mercado, viabilidade produtiva e comercial.

Estes cursos destinam-se a jovens e adultos com habilitações ao nível do 12ºano de escolaridade.

São saídas profissionais que se apresentam como especialmente motivantes para quem se interessa por arte e design em geral, crafts, têxtil e vestuário, decoração e moda.

Têm também acesso a estes cursos indivíduos que já detenham curso de nível III, bem como, de nível IV ou ensino superior e que pretendam requalificar-se profissionalmente.

Os cursos de especialização tecnológica têm uma duração de sensivelmente 1 ano e integram formação geral e cientifica, tecnológica, bem como, formação em contexto de trabalho.

Este “estágio curricular” promove uma primeira experiência no mercado de trabalho e potencia a integração imediata em empresa relacionada com a Indústria da Moda.

Estes cursos pós - secundários – Design Têxtil para Tecelagem e Design Têxtil para Estamparia - facilitam ainda o prosseguimento de estudos de nível superior, através de um regime especial de candidatura ao Curso de Design Moda e Têxtil da ESART – Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco – através de um protocolo entre as instituições e que prevê, inclusive, equivalências a diversas unidades curriculares.

(projecto Sofia Eggers)

para mais informações contacte: CET Design Têxtil